segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fotos de trabalhos com leitura em sala de aula.











Dicas para trabalhar com leitura de livros

A cadeira do leitor: o professor terá permanentemente na sala, uma cadeira enfeitada como trono.O aluno senta nela à frente da turma, e comenta o livro lido.

Feira do livro: o professor promoverá, na escola, uma exposição dos livros lidos pelos alunos.Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam apreciar as apresentações sobre os livros.

Repórter da leitura: o aluno escolhido para ser o repórter terá um microfone em mãos, confeccionado pela turma.O repórter entrevistará os alunos fazendo perguntas sobre o livro lido.O roteiro de perguntas pode ser construído e continuamente ampliado, de forma coletiva.

Contador de história: convidar pessoas leitoras da comunidade escolar para realizar a leitura de história para a turma.

Alô leitura: o professor dividirá a turma em duplas para que simulem uma ligação telefônica contando um ao outro o que entenderam do livro que leram.

Personagens da história: após a realização da leitura diaria com os alunos, o professor deverá fazer alguns questionamentos sobre os personagens da leitura.


Amigos professores...articular as várias possibilidades de trabalhar com as diferentes formas de organização da turma e com diferentes gêneros textuais faz com que o aluno se renda ao mundo da leitura.....Bom trabalho...............

Drica Pazoto

Para refletir...

Esses dias terminei um livro muito lindo entitulado como : Comer, Rezar, Amar da autora Gilbert, Elizabeth....Ela escreve em uma de suas páginas o seguinte parágrafo:

"No amor deseperado é sempre assim nós inventamos os personagens dos nossos parceiros, exigindo que eles sejam o que precisamos que sejam,e depois ficamos arrasados quando eles se recusam a desempenhar o papel que nós criamos."

Isso me fez refletir o quanto as vezes somos egoístas com nós mesmos....Pensamos nisso...