sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um pouco mais sobre a curiosidade


A curiosidade ganha espaço na sala de aula, quando a pergunta formulada pelo aluno é estimulada pelo professor.Isto não significa realmente que devamos reduzir a atividade docente em nome da defesa da curiosidade necessária, no simples, vai-e-vem de perguntas e respostas, que burocraticamente se esterilizam.O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos.


Texto extraído e adptado do livro Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire Ed. Paz e Terra.



Amigas educadoras tenho este texto na íntegra de um estudo realizado em uma capacitação para professores da Rede Municipal da qual trabalho...se tiver interesse deixe comentários...



Drica Pazoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário